Posso comer quantos ovos por dia?

O número de ovos que você pode comer no dia vai depender muito do seu estilo de dieta e de quantas calorias você pode consumir por dia, assim como a quantidade de proteínas e gorduras totais.
Vamos lembrar um pouco sobre a tabela nutricional do ovo, um ovo inteiro tem uma média de 6g de Proteína e 5g de gordura.
Lembrando que a gordura do ovo não é ruim como muitos pensam, ela é boa, e para grande maioria das pessoas possui uma excelente palatabilidade.
Alguns pacientes, consomem 2 ovos, outros 6. Para dizer a grande realidade não existe um número ideal de ovos por dia.
Isso vai mais depender de todo o contexto calórico e de quantidade de gorduras e proteínas da sua dieta.
A MAIS NUTRI OVO ELEVA O COLESTEROL!! Vamos aos fatos, o colesterol que ingerimos na dieta não influencia o colesterol do nosso sangue.
Agora o por que do vamos aos fatos, um estudo publicado no American “Journal of Clinical Nutrition”, mostrou que consumir muitos ovos por dia não tem efeito adverso sobre o colesterol.
Outro estudo publicado no British Journal of Nutrition mostrou que eles podem até ajudar na melhoria do perfil lipídico.


1- Egg consumption as part of an energy-restricted high-protein diet improves blood lipid and blood glucose profiles in individuals with type 2 diabetes.
Randomized controlled trial
Pearce KL, et al. Br J Nutr. 2011.
.
2- The effect of a high-egg diet on cardiovascular risk factors in people with type 2 diabetes: the Diabetes and Egg (DIABEGG) study — a3-mo randomized controlled trial 1,2,3,4. Am J Clin Nutr April 2015 vol. 101 no. 4 705-713