Uma dúvida muita comum é “O que devo comer no pré-treino?”
Na verdade, o pré-treino começa a partir da sua refeição pós-treino do dia anterior, que é importante para repor o glicogênio muscular que foi gasto durante o treino.
O ideal é evitar consumir fibras, leite e derivados próximo do horário do treino, para não ocasionar sintomas gastrointestinais como refluxo, gases, distensão abdominal.
É necessário fazer algum pré-treino? Não! Depende da intensidade do seu treino e da sua alimentação horas antes.
Em esportes de alta intensidade, não é tão interessante treinar em jejum.
Seu pré-treino pode ser uma refeição completa (almoço, jantar), ou um lanche rápido, tudo irá depender de quanto tempo antes do treino você vai comer.
De modo geral, 2 horas antes do treino o seu pré-treino pode ser o seu almoço, pois apesar de ser uma refeição completa, rica em fibras, proteínas, gorduras, ainda terá tempo para digestão, sem atrapalhar o seu treino e performance.
1 hora e meia antes do treino, o ideal é reduzir o volume de comida, mas ainda sim pode haver o consumo de fibras, só que em menor quantidade, exemplo: uma fruta com aveia.
De 1 hora antes a 30 minutos antes do treino, o ideal é não consumir proteínas e fibras, e focar somente no consumo de carboidratos, principalmente de carboidratos de alto índice glicêmico, pois possui digestão mais rápida, gerando maior energia para o treino. É um ótimo momento para consumir doce de leite, mel, geleia.
Agora você já sabe o que deve comer no pré-treino!