O impacto do álcool na composição corporal

O álcool é metabolizado no fígado e quando consumido em excesso pode ser transformado em gordura. Cada 1g de álcool possui 7 calorias, essas calorias são consideradas “vazias”, pois não contribuem nutricionalmente para o organismo.

O álcool piora o processo inflamatório, além de aumentar a retenção líquida, influenciando no emagrecimento e hipertrofia (ganho de massa muscular).

O consumo de bebidas alcoólicas também está relacionado à ingestão de “petiscos” que também são calóricos, e são ricos em carboidratos simples e gorduras.

Nesse sentido, escolha aquela bebida que você bebe menos, se alimente antes de beber, principalmente de fontes de proteínas pois irá ajudar na saciedade, fazendo com que você beba menos, além disso não se esqueça de beber água durante a ingestão de bebidas alcoólicas. O consumo excessivo de álcool eleva a excreção urinária, contribuindo para a desidratação, por isso no dia seguinte é comum sentir a boca seca e dor de cabeça (a famosa ressaca).

Por isso, no dia seguinte volte para sua rotina, aumente o consumo de água e chás, pois irão auxiliar na hidratação e ajudam a eliminar a retenção de líquido. Assim como a prática de atividade física.

Consuma também vegetais, frutas, legumes, além de manter a ingestão adequada de proteínas. Não é necessário excluir os carboidratos, mas evite consumir os alimentos ultraprocessados/industrializados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *