Jejum intermitente x Comer de 3 em 3 horas

Uma pergunta frequente que recebo em consultório é qual seria a melhor estratégia para perder gordura, jejum intermitente ou o tradicional comer de 3 em 3 horas?.
Se analisar os estudos feitos comparando ambas as estratégias, porém as duas sendo a mesma dieta com diferenças somente nos horários, mas mantendo os mesmos macronutrientes e quantidade calórica.
Os resultados são semelhantes, não apresentando diferenças significativas, entre uma estratégia e outra.
O que emagrece não é o jejum e sim o déficit calórico que foi gerado através da dieta.
Exemplo: Se o indivíduo gasta 2500kcal no dia e consome 2000kcal, essas 2000kcal sendo fracionadas de 3 em 3h ou com jejum de 14h, 16h ou mais o resultado será praticamente o mesmo..
Se alimentar de 3 em 3h não acelera o metabolismo, o que pode auxiliar nisto e a divisão de macronutriente.
Exemplo: proteínas aumentam a temperatura corporal, desempenhando efeito termogênico.
Se você acha que o jejum é o Santo Graal falando que aumenta GH e evita o catabolismo muscular (degradação proteica), está enganado.
O GH (hormônio do crescimento) liberado pelo jejum para realizar a manutenção da glicemia, não irá evitar catabolismo muscular, e não irá aumentar a perda de gordura.
Realizar o jejum está muito mais ligado a praticidade de algumas pessoas devido a sua rotina diária, como facilitar a logística de preparo dos alimentos, ou por não sentirem fome no período da manhã e ter facilidade para comer grandes quantidades.
Em quanto outras pessoas não conseguem comer grandes quantidades em poucas refeições e se sentem melhor e mais saciada com uma maior frequência.
Se for pensar nos benefícios à saúde e para emagrecimento ambas são estratégias que chegarão a resultados muito semelhantes, o que irá mudar será a adesão do cliente a estratégia aplicada.
A importância de uma boa anamnese para avaliar a individualidade de cada um, será de extrema importância para ver qual a melhor estratégia para cada um.
Não existe a melhor estratégia, muito menos a melhor dieta, existe maior adesão e consistência na dieta que lhe foi proposta.