A Influência da Privação de Sono

O sono adequado (6 a 8 horas por noite) é considerado fundamental para a saúde humana. Tem efeitos restauradores no sistema imunológico, função endócrina e desempenho cognitivo.

A maioria das pesquisas relataram uma diminuição no desempenho de resistência, além do risco de lesões, após a privação do sono.

A privação do sono também pode prejudicar o metabolismo da glicose, aumentando o risco de desenvolver obesidade e diabetes mellitus tipo II, enquanto a restrição calórica ou dietas ricas em gordura podem prejudicar a qualidade do sono. Enquanto isso, dietas ricas em triptofano, melhoram os índices de sono e também promovem o reparo e a recuperação muscular, bem como a função imunológica após o exercício. Além disso, a privação de sono altera os níveis de grelina (hormônio da fome) e de leptina (hormônio da saciedade), aumentando a ação da grelina e diminuindo a ação da leptina, ativando o mecanismo de “recompensa” pelo cérebro, de modo que, aumenta o desejo por doces e carboidratos refinados.

A privação de sono é classificada de acordo com o grau de restrição. A mais observada nos estudos é a privação parcial, que corresponde à redução nas horas de sono, que se mantém por um determinado período. Existe ainda a privação total que seria a ausência de sono e a privação seletiva onde alguma fase do sono foi prejudicada.

As fases do sono estão relacionadas com a velocidade do movimento dos olhos, o sono Não REM é caracterizado pelo movimento não rápido dos olhos e o sono REM é caracterizado pelo movimento rápido dos olhos.

A fase 1 do sono NREM é a transição entre a vigília e o sono, essa fase pode ser afetada pela ansiedade. Na fase 2 ocorre um relaxamento muscular. A fase 3 é considerada como um sono de ondas lentas, é nesta fase que ocorre a secreção de GH (hormônio do crescimento) e leptina (hormônio da saciedade). Na fase 4 ocorre o sono profundo, é nesse estágio que acontece a consolidação da memória. No sono REM o cérebro funciona como se estivesse acordado, há uma elevação da respiração e pressão sanguínea, é nessa fase que os sonhos acontecem.

8 horas de sono representa a concretização dos 5 ciclos citados acima.

Referências

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *