Cansaço frequente?

VOCÊ TEM SENTIDO MAIS CANSAÇO ULTIMAMENTE?

Deixa eu te explicar:

Com o passar do tempo, o número de mitocôndrias vai diminuindo…

As mitocôndrias são organelas presentes no nosso organismo, e são responsáveis por produzir ATP (adenosina trifosfato) – nossa principal “moeda energética”

Se você se sente sem energia, pode ser que esteja com problemas para produzir ATP suficiente e fornecer energia. A fadiga de forma crônica pode afetar a capacidade mental e física, prejudicando a função cognitiva e assim, diminuindo a qualidade de vida.

A fadiga pode estar relacionada com:

– Doença cardíaca

– Tipos de câncer

– Anemia

– Depressão e ansiedade

E como consigo melhorar esse cansaço frequente?

Vamos lá: o simples básico bem feito

– Consuma ácidos graxos e proteínas de cortes magros

*Cuidado: o excesso também aumenta o risco de ganho de peso e pode reduzir a energia, pois significa que o corpo tem que trabalhar mais para se mover, então você usa mais ATP.

– Faça frequente e pequenas refeições
O cérebro tem poucas reservas de energia e precisa de fornecimento de nutrientes. Grandes refeições fazem com que os níveis de insulina aumentem, baixando o açúcar no sangue e causando fadiga e sonolência.

– Ingira carboidratos de baixo índice glicêmico
Alimentos com alto índice glicêmico (carboidratos simples) aumentam os níveis de açúcar no sangue rapidamente. Para controlar esse aumento o corpo produz insulina, que leva a uma queda repentina dos níveis de açúcar no sangue provocando cansaço. Os alimentos com baixo índice glicêmico são compostos por açúcares que são absorvidos lentamente, fornecendo um aumento lento e constante de energia.

– Não tome café/cafeína após as 15h
A cafeína aumenta o estado de alerta, portanto, aumenta o foco e a concentração, nesse sentido, a cafeína pode interferir no sono, podendo causar maior sonolência no dia seguinte.

– Beba água
A desidratação causa sensação de fadiga. Muitos dos fluídos podem vir dos alimentos e não apenas de água e bebidas como café, chás e sucos. Algumas frutas e vegetais podem conter até 90% de água como abobrinha, abóbora, morango, frutas cítricas e melão.

– Adeque o seu sono
Os níveis de ATP aumentam nas primeiras horas de sono, especialmente nas regiões do cérebro que ficam ativas durante as horas de vigília.

  • – Pratique exercício físico
    O exercício aumenta os níveis de energia, aumentando os neurotransmissores promotores de energia cerebral, como a dopamina, a norepinefrina e a serotonina, por isso, nos sentimos bem depois de treinar. Os exercícios tornam os músculos mais eficientes, precisando de menos energia e conservam ATP. Não importa a modalidade, o segredo está na constância!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *